Categoria Câmbio Automático BH ✅🚘

CENTRAL AUTOMÁTICAS ✅
(31) 3642-1480
Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, 1292 - Camelos, Santa Luzia - MG, Brasil
MECATRÔNICA CENTRO AUTOMOTIVO ✅
(31) 4141-0641
Av. Pres. Antônio Carlos, 2204 - Lagoinha, Belo Horizonte - MG, Brasil
SOCIAUCAR ✅
(031) 3411-8010
Rua Magnólia, 675 - Alto Caiçaras, Belo Horizonte - MG, Brasil
AUTOMATIZADOS BH ✅
(031) 3397-2223
Avenida João Paulo I, 975 - Alípio de Melo, Belo Horizonte - MG, Brasil

Câmbio Automático BH

.

Câmbio automático: descubra as vantagens e desvantagens do seu uso

 

O câmbio automático nada mais é que um sistema de transmissão que permite a troca das marchas do veículo de forma automática. Ou seja sem nenhuma influência de um condutor. Ele é composto por um sistema de engrenagens planetárias de tamanhos variados que se engatam entre si. Em vez da embreagem o sistema possui um conversor de torque, que alterna a posição das engrenagens fazendo assim a troca das marchas.

 

O sistema consegue detectar a relação entre a rotação do motor e a velocidade do veículo, alternando a troca de marcha sempre que necessário. Ele é adaptável e entende qual a melhor marcha para cada situação, mantendo a rotação sempre constante.

 

Através dos anos a tecnologia do câmbio automático evoluiu muito, foi se aperfeiçoando até se tornar quase imperceptível ao condutor a hora exata da mudança das marchas. Os sistemas mais modernos já dispõem de 8 ou até 10 marchas. Tudo isso para deixar mais preciso a troca em relação a velocidade do veículo. Mas independentemente do número de marchas que o automóvel possua, o motorista sempre pode fazer a troca das marchas por conta própria, de modo sequencial por meio de torques na alavanca ou de borboletas localizadas no volante do veículo (que têm o nome técnico de paddle-shifts).

 

Porém como tudo na vida, o uso do câmbio automático tem lá suas vantagens e desvantagens. Embora seja muito mais fácil de usar e o mesmo possuir uma durabilidade estendida se comparada aos outros modelos de embreagem, o câmbio automático exige um consumo de combustível mais elevado se comparado a um mesmo modelo de câmbio manual. Além disso, o custo da mão de obra também será mais alto, pois ela deve ser realizada em locais específicos e qualificados para que não ocorra problemas posteriormente.

 

É preciso trocar o óleo do câmbio automático?

Alguns modelos mais novos já dispensam a troca de óleo do câmbio. Mas vale sempre a checagem periódica no nível de fluido. Uma vez que pode existir algum vazamento. Mas os modelos que necessitam da troca de óleo é sempre bom consultar o manual para saber exatamente em qual quilometragem deve ser realizado o serviço de troca. Fatores como circular com o veículo em terrenos como estradas de terra ou em áreas com alto teor de minério de ferro por exemplo, podem provocar contaminações no fluido de transmissão automática.

 

O que fazer se a alavanca do câmbio estiver travada?

No caso de travamento da alavanca do câmbio por pane elétrica, você não irá conseguir ligar o veículo. Porém a solução é muito simples, basta retirar a tampinha que fica localizada próxima ao câmbio e utilizar a própria chave do carro para empurrar um botão embutido que desbloqueia a alavanca. Assim você pode deixar o automóvel na posição N e empurra-lo até um reboque ou oficina especializada em câmbio automático. Lembrando que ao menos sinal de avaria, não é indicado em hipótese alguma que o condutor force o funcionamento do carro, pois isto poderá comprometer outras partes do sistema de transmissão automática do veículo.

.

Câmbio Automático em Belo Horizonte

.

Termos de Pesquisa:

Oficinas Especializadas em Câmbio Automático, Reparo de Câmbio Automático, Reparo da Caixa de Transmissão Automática, Troca de Fluido da Transmissão Automática, Manutenção e Conserto de Câmbio Automático em BH, Avarias no Câmbio Automático;