Você é um profissional da área automotiva?
Veículo Volvo XC60 chegou até a oficina Dynamus Auto Center para Revisão Geral e dentre outras serviços, constatou-se a necessidade de substituição da Junta Homocinética.
Através de um sistema de funcionamento relativamente simples, a Junta Homocinética é um dos componentes mais importantes na mecânica de um veículo, sendo capaz de transmitir a força do motor para a tração das rodas, promovendo o giro correto.
Apesar de se tratar de um sistema mecânico simplificado, as juntas homocinéticas possuem uma longa vida útil, e dependendo da sua fabricação e uso podem aguentar facilmente 50.000km sem a necessidade de serem substituídas.
Dentre os fatores que podem provocar uma substituição prematura da Junta Homocinética, estão principalmente as condições da pista que influenciam muito na durabilidade desse sistema, como buracos, desnivelamento de pista, obstáculos, além do mau uso, falta de manutenção e também personalização do veículo, como alterações no sistema original da suspensão, rebaixamento de carros por exemplo.
Diante dessas citações, o usuário deve ficar atento ao realizar manobras, em que aparecem ruídos estranhos, estalos e barulhos de atrito metálico. Em qualquer um destes casos, é recomendado procurar um mecânico especializado para devida correção.
As coifas são primordiais para conservação do conjunto da homocinética, protegendo engrenagens e rolamentos. Elementos externos como água, terra e poluição podem acelerar o processo de corrosão, prejudicando na durabilidade das coifas. Portanto é sempre necessário a observação em relação ao estado deste componente.
Diante desses posicionamentos, existem cuidados básicos e prevenções que prolongam a duração do sistema da Junta Homocinética:
Existem personalizações e alterações no sistema de suspensão do veículo, que chegam a atrapalhar o funcionamento do semieixo. Esse tipo de modificação, resulta na sobrecarga da junta homocinética deslizante (ligada ao câmbio), capaz de resultar na quebra da mesma.
Os coxins do motor, câmbio e suspensão são responsáveis por manter o bom funcionamento do conjunto, impedindo a sobrecarga da homocinética.
O desgaste dos coxins provoca uma dificuldade no trabalho do sistema por completo, forçando cada vez mais o componente. Além disso, podem ser gerados trancos que o conjunto do motor e do câmbio produzem pelo mau estado do coxim, capaz de refletir diretamente na junta homocinética.
O processo de cambagem feito de forma inadequada, é um precursor na diminuição da durabilidade da peça. Além disso, como ocorre com as suspensões rebaixadas, leva a alteração do ângulo de funcionamento da junta homocinética provocando manutenções prematuras.
No momento de colocar as rodas em um veículo, é necessário tomar alguns cuidados quanto ao aperto das porcas. Um dos principais motivos da quebra da junta fixa (ligada à roda) é o excesso de torque aplicado na fixação do cubo.
Portanto, ao realizar o aperto de uma roda é sempre necessário utilizar o torquímetro e seguir as recomendações do fabricante de acordo com torque estipulado.
Não se deve reutilizar, em nenhuma das hipóteses, a graxa ou a coifa da junta homocinética, é uma economia desnecessária, pois na troca da junta homocinética é necessário a compra do kit completo, além da graxa usada normalmente conter terra e outros detritos ao longo do tempo, que diminuirão a durabilidade da peça.
Já a coifa, pelo fato de apresentar desgaste e ressecamento pelo uso comum, as chances dela romper são grandes, consequentemente gerando a perda da graxa (rotação).
A Oficina Dynamus Auto Center é especializada em Verificação do estado e se necessário, a Substituição da Junta Homocinética em Veículos Volvo XC60.
Para Informações e Agendamentos:
✅ Dynamus Auto Center
Rua Francisco Bicalho, 1255 – Bairro Caiçara, Belo Horizonte/MG
(31) 3462-3800
(31) 98938-9080
➡ Perfil Site Melhores Oficinas:
https://melhoresoficinas.com.br/oficinas-bh/oficinas/dynamus-auto-center/
➡ Avaliações e Comentários do Google:
https://goo.gl/maps/NpZVmGSAWzH2