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Em primeiro instante, o carro apresentava ruídos na área do motor foi verificado que o estava apresentando problemas no cabeçote, e de início, foi realizado a troca do óleo do motor para minimizar o desgaste.
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➡ Procedimento para troca de óleo:
✅ Ponto Morto: O veículo deve estar em um local plano e em ponto morto, através de um elevador ou cavalete o veículo foi suspenso de forma que o mecânico tenha acesso a parte inferior do carro, certificando assim que o carro está firme.
✅ Resfriamento do Carro: Foi calculado um pouco mais de 10 minutos para a realização da troca dos filtros. O motor precisa estar frio para que esse procedimento seja efetuado sem nenhum risco. Em seguida, foi removida a tampa do óleo e colocada uma bandeja embaixo do veículo, de modo que óleo pudesse escorrer.
✅ Troca do filtro de óleo: Depois da retirada total do lubrificante, o filtro de óleo ( que tem função de separar os resíduos que contaminam o óleo, como partículas metálicas desprendidas pelo atrito das peças do motor, óleo carbonizado derivado da combustão do motor entre outros) também será trocado.
✅ Lubrificação do anel de vedação: É sempre recomendado passar um pouco de óleo de vedação, para que na próxima troca ocorra facilidade de retirada do filtro, dessa forma é posicionado o filtro com atenção aos encaixes.
✅ Colocando o novo óleo: Após a instalação do filtro, é despejsdo o óleo corretamente e tampado o compartimento.
✅ Verificação e Finalização: Após realizar todos os procedimentos, é checado se há algum vazamento embaixo do veículo, caso não constatado o processo foi bem realizado. Para finalizar, é certificada se a luz de pressão de óleo apagou no painel de instrumentos, em seguida verificada a vareta de óleo no capô do carro, de modo que o lubrificante esteja no nível recomendado.
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CABEÇOTE:
Considerado a “cabeça” do motor, capaz de fazer a condução da entrada de ar e combustível dos cilindros do bloco. Sua composição e de alumínio, para aumentar a dissipação do calor. Além disso, o cabeçote é formado por dutos (canalizações) com um corpo fundido onde a mistura de ar combustível se volta para as sedes das válvulas. Na parte interna, o cabeçote possui galerias que dão continuidade às que começam no bloco para circulação de água e óleo. Já na parte superior,existem os mancais de apoio do comando de válvulas .
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