Você é um profissional da área automotiva?
O comportamento dos consumidores que trocam frequentemente de carro mudou e o câmbio automatizado tem se tornado uma opção. O câmbio automatizado é bastante confundido com o automático, uma vez que também entrega sistema de computadores e sensores acoplados no veículo, porém há algumas diferenças significativas.
Só para você entender, carros automáticos não possuem embreagem e a troca ocorre de forma automática, sem a intervenção do motorista. Enquanto o câmbio automatizado conta com embreagem, mas a troca de marchas ocorre de forma hidráulica. Ou seja, é o intermediário entre o câmbio manual e o automático.
.
Modelos de veículos com câmbio automatizado no mercado
A busca por maior conforto e melhor dirigibilidade gerou o aumento de compras dos carros automatizados. Atualmente existe muitas opções no mercado, diferentemente e alguns anos atrás, facilitado ainda mais o acesso a essa tecnologia. Veja abaixo os modelos que oferecem melhor desempenho no mercado e que cabem no seu bolso:
• FreeChoice – O automatizado mais utilizado no mercado, é o eletro hidráulico fabricado pela Magneti Marelli e presente na maioria dos modelos modernos da Fiat (Mais conhecido pelo nome de GSR ou Dualogic).
• iMotion – Esse é o sistema usado pela Volkswagem. Gerenciado por uma central eletrônica de transmissão conhecida pela sigla em inglês (TCU) que utiliza a velocidade atual do veículo para de determinar qual marcha utilizar, através de uma conversa com a central eletrônica do motor.
• EasyTronic e PowerShift – Mecanismo de automatização 100% eletrônicos, que é formado por três motores elétricos de corrente contínua que realizam as operações de acionamento da embreagem e engate das marchas. A partir de um sinal elétrico emitido para o módulo de controle, que conversa diretamente com o modulo do motor, determinando assim qual marcha engatar também de acordo com a velocidade do carro e a posição do pedal de aceleração, tirando assim todo contato mecânico entre com a caixa de transmissão.
.
Manutenção do carro automatizado
Agora que você já conhece os modelos que podem atender suas necessidades de locomoção, você precisa entender que existem algumas manutenções periódicas que o câmbio automatizado exige.
Mas, fique calmo! O nível de dificuldade para a manutenção de câmbios automatizados é relativamente baixo, são praticamente os mesmos de um câmbio manual, porém por conter peças eletrônicas, tem de existir por parte dos profissionais de reparação, aparatos apropriados e um conhecimento específico para poder fazer o reparo de forma ideal.
Afinal, a partir da realização da troca de embreagem, é necessário reiniciar o sistema, que só é possível através de um scanner automotivo. Por esse motivo o custo da manutenção pode chegar a custar o triplo que de uma câmbio convencional. Mas é claro, isso também depende muito do modelo utilizado.
Entre as causas mais comuns de falhas, estão os vazamentos de óleo, juntamente com a queima da bomba de pressão hidráulica, em ambos os casos as marchas param de realizar o engate e o carro fica impossibilitado de se locomover.
Exatamente por isso, as manutenções e revisões devem ocorrer a cada meio ano ou a cada dez mil quilômetros percorridos. Para que haja a troca de peças que possam estar oferecendo riscos ou defeitos e o motorista consiga ter uma melhor dirigibilidade.
.
Confira Oficinas Especializadas em Reparo e Manutenção de Câmbio Automático e Automatizado em Belo Horizonte:
.
Oficina Mecatrônica
📞 (31) 4141-0641|(31) 99305-0641
📍 Av. Pres. Antônio Carlos, 2204 – Lagoinha, Belo Horizonte – MG, Brasil
.
Oficiona Paris
📞 (031) 3397-2223|(031) 99617-1892
📍 Avenida João Paulo I, 975 – Alípio de Melo, Belo Horizonte – MG, Brasil