Você é um profissional da área automotiva?
O cliente alegou que o veículo apresentava um superaquecimento ao entrar em trânsito intenso, o ar condicionado parava de refrigerar e a temperatura do motor ultrapassava os limites ideais de trabalho.
Ao ocorrer esse tipo de adversidade, é recomendado a verificação do módulo da ventoinha, se constatato o defeito a troca deve ser realizada. É muito comum em veículos citroen, principalmente no modelo C5, a queima do módulo da ventoinha, prejudicando no funcionamento desse componente. Assim é realizado a troca e o problema é resolvido.
Foi realizado a inspeção, sendo verificado que a ventoinha trabalhava de forma intermitente, sendo muito comum nos modelos C5 e C3.
.
.
VENTOINHA
A ventoinha é um eletroventilador que mantém a temperatura ideal de trabalho do radiador e do motor. Dificilmente um carro funcionará perfeitamente sem esse componente, ressalvo carros refrigerados a ar, por exemplo o fusca.
A maioria dos veículos possui um sistema de ar condicionado automotivo com uma ventoinha incorporada no radiador, a ventoinha fica responsável por acelerar a passagem do ar externo pelo radiador e apressar a troca de calor da água para o ar.
Através de um motor elétrico, faz com que a ventoinha entre em funcionamento apenas quando é necessário, um dos momentos da sua utilização é quando o automóvel está parado no trânsito, e tem como objetivo de fazer com que o motor não sobreaqueça ou quando o carro é desligado, para auxiliar no resfriamento do motor.
.
MÓDULO
Nos veículos citroen, existe um módulo em alguns modelos específicos, que controlam toda a parte elétrica da ventoinha, ao ser danificado deve ser trocado imediatamente.
A parte elétrica da ventoinha é composta por dois fios de alimentação, que são o positivo e o negativo ,onde cada um comporta 12 volts de corrente contínua. É necessário a utilização de um voltímetro para verificar se os dois têm ou não a presença de corrente, em muitas situações pode existir algum tipo de defeitos nesses componentes e que podem está relacionada com os fios de alimentação, pois também é preciso observar em que condições se encontra a relé da ventoinha.
Sendo assim, se a relé da ventoinha não apresentar qualquer corrente, o defeito pode está relacionada com os fios da ventoinha, e dessa forma precisam de ser trocados.
Mas caso for verificado e o módulo ou os fios apresentam corrente elétrica, na maioria das vezes deve ser feita a troca da ventoinha.
Manutenção.: A ventoinha possui uma grande vida útil, deve ser inspecionada durante as revisões, mas se apresentar algum defeito deve ser trocada imediatamente, devida sua importância para o funcionamento do carro.
A sua troca deve ser feita caso ocorra uma colisão frontal em que ocorre a danificação da ventoinha ou quando ocorre uma detecção de anomalia, como por exemplo no seu módulo elétrico.
.
.
Para Informações e Agendamentos:
✅ Pereira Peugeot e Citroen
Av. Sebastião de Brito, 1229 – Dona Clara, Belo Horizonte – MG, Brasil
(031) 3493-4003
(31) 99229-0116
➡ Perfil Site Melhores Oficinas:
https://melhoresoficinas.com.br/oficinas-bh/oficinas/pereira-peugeot-e-citroen/
➡ Avaliações e Comentários do Google: