Você é um profissional da área automotiva?
.
No primeiro instante, foi realizado a troca do óleo antigo pelo sintético 5w30 da TOTAL, lubrificante considerado de excelente qualidade, recomendado pelo fabricante.
.
.
TERMINAL DA DIREÇÃO
Função: O terminal de direção tem a função de auxiliar no amortecimento dos impactos causados na suspensão. Sua montagem é feita nas extremidades da barra de direção através do rosqueamento ou travamento, interligado a articulação axial e a roda do veículo, possibilitando movimentos angulares.
.
.
LEQUE
O leque da suspensão, também conhecido como bandeja tem a função principal de ligar as rodas ao chassi ou monobloco do veículo, além de determinar o alinhamento e movimento vertical das rodas, suportar as forças laterais geradas nas curvas e limitar o movimento das rodas.
A bandeja da suspensão deve ser trocada de acordo com o fabricante de cada veículo, no entanto, por se tratar do conjunto de suspensão, que possui grande durabilidade é recomendada uma revisão a cada 10mil km e a troca entre 50 e 70mil km.
O indicado é sempre realizar revisões preventivas, para não acarretar problemas mais graves e prejudicar completamente o sistema de suspensão, forçando a troca prematura dos componentes.
.
.
Os problemas mais comuns, que é necessária a troca do leque da suspensão são:
➡ Folga nos pivôs;
Pivô: Permite o movimento completo ao esterçar o volante do veículo e suporta os impactos transmitidos pela roda.
➡ Folga ou rompimento das buchas;
Bucha: Permitem a flexibilidade dos componentes da direção, eliminam o ruído dos contatos metálicos, absorvem impactos e vibrações e garantem o posicionamento correto das rodas no solo.
➡ Empenamento;
➡ Amassado ou trincas;
.
CORREIA DENTADA
A correia dentada (borracha) ou corrente (metálica) é uma estrutura com pequenos dentes que têm a função de de coordenar a abertura das válvulas de acordo com a árvore de manivelas/virabrequim.
.
O movimento das válvulas (abertura e fechamento) é coordenado pelo movimento dos pistões, assim os dentes da correia ajudam a manter o sincronismo formando uma engrenagem sistemática.
Manutenção: A troca da correia dentada é recomendada na maioria dos automóveis, é com três anos de uso ou com 50mil km, no entanto, esse tempo pode variar de acordo com a forma de pilotagem do usuário, o material e o tempo de uso.
Portanto, é necessário ficar atento aos prazos estipulados para a troca da correia dentada, seu rompimento pode acarretar em grandes problemas para o veículo.
Nos casos de rompimento da correia dentada, os pistões se chocam com as válvulas ,ocasionando empenamento e desgaste. Assim, para a reparação desses danos é necessário fazer a retífica completa do cabeçote.
Após a realização da troca do leque e terminal da direção, é necessário fazer o alinhamento do veículo.
.
.
Para Informações e Agendamentos:
✅ Pereira Peugeot e Citroen
Av. Sebastião de Brito, 1229 – Dona Clara, Belo Horizonte – MG, Brasil
(031) 3493-4003
(31) 99229-0116
➡ Perfil Site Melhores Oficinas:
https://melhoresoficinas.com.br/oficinas-bh/oficinas/pereira-peugeot-e-citroen/
➡ Avaliações e Comentários do Google: