Entenda o significado das siglas na embalagem do Óleo Lubrificante

Entenda o significado das siglas na embalagem do Óleo Lubrificante
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SAE

SAE (Society of Automotive Engineer), em português (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), criou uma norma para classificação de viscosidade de lubrificantes, aplicáveis à veículos automotivos.

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API

Para qualificar estas propriedades, a API (American Petroleum Institute), em português (Instituto Americano de Petróleo), classificou as características de viscosidade e desempenho dos lubrificantes.

O óleo lubrificante do motor obedece a norma internacional da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) e a API (Instituto de Petróleo Americano),essas normas classificam o óleo lubrificante quanto a sua viscosidade e seu nível tecnológico.

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ESPECIFICAÇÃO ACEA

A especificação ACEA ( Association des COnstructeurs d’Automobiles ou Associação Européia das Montadoras de Automóveis), classifica os motores Ciclo Otto, para veículos leves prefixados com a letra “A”, seguidos dos números 1,2,3 e 5. Já os motores à diesel leves (caminhonetes e jipes) a nomenclatura inicia através das letras “B” e “C” seguidas dos números de 1 a 5, e para motores à diesel pesados (ônibus e caminhões), a designação é feita através da letra “E” seguida de números até 7, que codificam características específicas de cada óleo.

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Motores CICLO OTTO – Leves

A1– Óleos com baixa viscosidade, que permitem economizar combustível.

A2– Óleos convencionais e de fácil circulação.

A3– Óleos convencionais com circulação mais severa.

A5– Óleos de motor convencionais e de fácil acesso, correspondente ao A3 com menor viscosidade.

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Motores à Diesel – Leves

B1– Óleos de motor com economia de combustível, de extrema baixa viscosidade(corresponde ao A1).

B2– Óleos de motor convencionais e de fácil circulação.

B3– Óleos de motor convencionais e de fácil circulação.

Supera B2 , no desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade.

B4– Para motores à Diesel com injeção direta.

B5– Corresponde ao B4, mas de viscosidade baixa.

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Motores à Diesel – Pesados

E1– Obsoleto

E2– Especificação da Mercedes Benz 228.1

E3– Obsoleto

E4– Baseado na MB 228,5/Nenhum teste de motor OM 364 A, mas sim Mack T8 e T8E.Os mais alargados intervalos de mudança de óleo indicado para motores Euro 3.

E5– Obsoleto

E6– Para motores SRG com/sem filtros de partículas Diesel e motores com catalisadores NOX; aconselhado para motores com filtros de partículas em combinação com combustível isento de enxofre; teor de cinzas sulfatadas <1%.

E7– Motores SRG sem filtros de partículas Diesel da maioria dos catalisadores NOX;

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ESPECIFICAÇÃO API

A especificação API desenvolvida pelo Instituto americano, é a mais tradicional e indica a avaliação do desempenho do óleo lubrificante, baseando-se nos graus de rigidez das condições de trabalhos existentes. Para atender a estas diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos ou quantidades de aditivos.

A sigla API se divide em duas categorias para óleos de motor, através das letras “S” e “C”:

➡ Letra S: motores à gasolina e álcool.

➡ Letra C: motores à diesel.

Acompanhadas das letras “S” e “C”, de acordo com a ordem alfabética , as letras de A à N indicam os tipos de serviços que o motor pode executar.

Para motores de combustão interna(Ciclo Otto)

➡ SA a SM – Os óleos de “SA a SD” não estão mais disponíveis no mercado, pela fato da tecnologia estar ultrapassada. Atualmente os modelos “SL, SM e SN” possuem maior visão de mercado, enfatizando o modelo “SN” que possui um nível mais avançado tecnologicamente.

Para motores à Diesel (“C” significa Commercial ).

➡ CA a CF;

➡ CF-4

➡ CG-4

➡ CH-4

➡ CI-4

Os lubrificantes CA e CB estão fora do mercado.

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ESPECIFICAÇÃO SAE

SAE (Society of Automotive Engineer) ou (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), criou uma norma para classificação de viscosidade de lubrificantes, aplicáveis à veículos automotivos.

Viscosidade.: Propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento

Uma maior viscosidade tem como resultado.: Uma grande resistência ao fluir, portanto, uma menor economia de combustível e maior dificuldade de bombeamento e circulação, durante a partida do motor.

Uma menor viscosidade tem como resultado.: Filme lubrificante fino, que traz como consequência uma menor proteção contra o desgaste à alta temperatura.

Inverno .: No inverno a viscosidade do óleo deve ser mais leve, porém com eficiência na lubrificação, suas medidas para baixas temperaturas, sendo identificados pela letra W (de winter – inverno em Inglês).

Verão.: No verão a viscosidade do óleo segue os mesmos padrões de qualidade, porém deve ter viscosidade alta, e essa medição deve ser feita à 100°C. (cem graus Celsius).

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Graus para baixas temperaturas:

(MOTOR FRIO)

Baixa viscosidade à baixa temperatura.

➡ 0w

➡ 5w

➡ 10w Partida do Motor

➡ 15w

➡ 20w

➡ 25w

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Alta viscosidade à baixa temperatura.

Graus para altas temperaturas:

(Motor QUENTE)

Baixa viscosidade a 100°C.

➡ 8

➡ 12

➡ 16

➡ 20 Proteção em temperaturas elevadas.

➡ 30

➡ 40

➡ 50

➡ 60

Alta viscosidade a 100°C.

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Dessa forma, podemos identificar e visualizar os significados das siglas e sua função, ou seja, um óleo SAE40 tem mais viscosidade que o SAE30, do mesmo modo o SAE20W é mais viscoso que o SAE10W,e assim por diante.

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ATENÇÃO!

Existe um ponto muito importante, em que o consumidor e o mecânico devem atentar. No mercado possuem os óleos MONOVISCOSOS e MULTIVISCOSOS. A SAE reúne normas para os dois tipos de óleo mencionados acima, dessa forma ao conferir na embalagem do lubrificante, é necessário avaliar a presença dos graus, tanto em apenas uma temperatura, quanto em ambas.

Exemplo: O óleo SAE 20W/50, tem a sua viscosidade classificada tanto em baixa, como, em altas temperaturas ,ou seja, é considerado um óleo MULTIVISCOSO, esse tipo de classificação facilita o motor na partida nos dois processos.

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Informações e Agendamento de Serviços:

(031) 3657-8420

(031) 99103-1707

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Lube Center

Av. Teresa Cristina, 47 – Prado, Belo Horizonte – MG, Brasil

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Perfil Site Melhores Oficinas:

https://melhoresoficinas.com.br/oficinas-bh/oficinas/lube-center-troca-de-oleo/

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