Você é um profissional da área automotiva?
.
A SAE (Society of Automotive Engineer), em português (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), criou uma norma para classificação de viscosidade de lubrificantes, aplicáveis à veículos automotivos.
.
Para qualificar estas propriedades, a API (American Petroleum Institute), em português (Instituto Americano de Petróleo), classificou as características de viscosidade e desempenho dos lubrificantes.
O óleo lubrificante do motor obedece a norma internacional da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) e a API (Instituto de Petróleo Americano),essas normas classificam o óleo lubrificante quanto a sua viscosidade e seu nível tecnológico.
.
.
A especificação ACEA ( Association des COnstructeurs d’Automobiles ou Associação Européia das Montadoras de Automóveis), classifica os motores Ciclo Otto, para veículos leves prefixados com a letra “A”, seguidos dos números 1,2,3 e 5. Já os motores à diesel leves (caminhonetes e jipes) a nomenclatura inicia através das letras “B” e “C” seguidas dos números de 1 a 5, e para motores à diesel pesados (ônibus e caminhões), a designação é feita através da letra “E” seguida de números até 7, que codificam características específicas de cada óleo.
.
.
A1– Óleos com baixa viscosidade, que permitem economizar combustível.
A2– Óleos convencionais e de fácil circulação.
A3– Óleos convencionais com circulação mais severa.
A5– Óleos de motor convencionais e de fácil acesso, correspondente ao A3 com menor viscosidade.
.
B1– Óleos de motor com economia de combustível, de extrema baixa viscosidade(corresponde ao A1).
B2– Óleos de motor convencionais e de fácil circulação.
B3– Óleos de motor convencionais e de fácil circulação.
Supera B2 , no desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade.
B4– Para motores à Diesel com injeção direta.
B5– Corresponde ao B4, mas de viscosidade baixa.
.
E1– Obsoleto
E2– Especificação da Mercedes Benz 228.1
E3– Obsoleto
E4– Baseado na MB 228,5/Nenhum teste de motor OM 364 A, mas sim Mack T8 e T8E.Os mais alargados intervalos de mudança de óleo indicado para motores Euro 3.
E5– Obsoleto
E6– Para motores SRG com/sem filtros de partículas Diesel e motores com catalisadores NOX; aconselhado para motores com filtros de partículas em combinação com combustível isento de enxofre; teor de cinzas sulfatadas <1%.
E7– Motores SRG sem filtros de partículas Diesel da maioria dos catalisadores NOX;
.
A especificação API desenvolvida pelo Instituto americano, é a mais tradicional e indica a avaliação do desempenho do óleo lubrificante, baseando-se nos graus de rigidez das condições de trabalhos existentes. Para atender a estas diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos ou quantidades de aditivos.
A sigla API se divide em duas categorias para óleos de motor, através das letras “S” e “C”:
➡ Letra S: motores à gasolina e álcool.
➡ Letra C: motores à diesel.
Acompanhadas das letras “S” e “C”, de acordo com a ordem alfabética , as letras de A à N indicam os tipos de serviços que o motor pode executar.
Para motores de combustão interna(Ciclo Otto)
➡ SA a SM – Os óleos de “SA a SD” não estão mais disponíveis no mercado, pela fato da tecnologia estar ultrapassada. Atualmente os modelos “SL, SM e SN” possuem maior visão de mercado, enfatizando o modelo “SN” que possui um nível mais avançado tecnologicamente.
Para motores à Diesel (“C” significa Commercial ).
➡ CA a CF;
➡ CF-4
➡ CG-4
➡ CH-4
➡ CI-4
Os lubrificantes CA e CB estão fora do mercado.
.
.
A SAE (Society of Automotive Engineer) ou (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), criou uma norma para classificação de viscosidade de lubrificantes, aplicáveis à veículos automotivos.
Viscosidade.: Propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento
Uma maior viscosidade tem como resultado.: Uma grande resistência ao fluir, portanto, uma menor economia de combustível e maior dificuldade de bombeamento e circulação, durante a partida do motor.
Uma menor viscosidade tem como resultado.: Filme lubrificante fino, que traz como consequência uma menor proteção contra o desgaste à alta temperatura.
Inverno .: No inverno a viscosidade do óleo deve ser mais leve, porém com eficiência na lubrificação, suas medidas para baixas temperaturas, sendo identificados pela letra “W” (de winter – inverno em Inglês).
Verão.: No verão a viscosidade do óleo segue os mesmos padrões de qualidade, porém deve ter viscosidade alta, e essa medição deve ser feita à 100°C. (cem graus Celsius).
.
Graus para baixas temperaturas:
(MOTOR FRIO)
Baixa viscosidade à baixa temperatura.
➡ 0w
➡ 5w
➡ 10w Partida do Motor
➡ 15w
➡ 20w
➡ 25w
.
Alta viscosidade à baixa temperatura.
Graus para altas temperaturas:
(Motor QUENTE)
Baixa viscosidade a 100°C.
➡ 8
➡ 12
➡ 16
➡ 20 Proteção em temperaturas elevadas.
➡ 30
➡ 40
➡ 50
➡ 60
Alta viscosidade a 100°C.
.
Dessa forma, podemos identificar e visualizar os significados das siglas e sua função, ou seja, um óleo SAE40 tem mais viscosidade que o SAE30, do mesmo modo o SAE20W é mais viscoso que o SAE10W,e assim por diante.
.
.
ATENÇÃO!
Existe um ponto muito importante, em que o consumidor e o mecânico devem atentar. No mercado possuem os óleos MONOVISCOSOS e MULTIVISCOSOS. A SAE reúne normas para os dois tipos de óleo mencionados acima, dessa forma ao conferir na embalagem do lubrificante, é necessário avaliar a presença dos graus, tanto em apenas uma temperatura, quanto em ambas.
Exemplo: O óleo SAE 20W/50, tem a sua viscosidade classificada tanto em baixa, como, em altas temperaturas ,ou seja, é considerado um óleo MULTIVISCOSO, esse tipo de classificação facilita o motor na partida nos dois processos.
.
.
.
.
Perfil Site Melhores Oficinas:
https://melhoresoficinas.com.br/oficinas-bh/oficinas/lube-center-troca-de-oleo/
.
Conheça a Vitrificação de Pintura, saiba como é feita e conheça a Oficina especializada em Estética Automotiva em Belo Horizonte - João Centro Automotivo.
Dynamus Auto Center 📌 Rua Francisco Bicalho, 1255 Caiçara BH; 📱 (31) 3785-1147📱 (31) 98938-9080 A Dynamus Auto Center conta com os melhores profissionais, melhores ferramentas e equipamentos para a…
Oficina Central Automáticas A Oficina Central Automáticas se localiza em Santa Luzia e e é especializada na Manutenção Preventiva e Corretiva de Câmbios Automáticos e Automatizados, de veículos nacionais e importados. Também…
Oficina Mecatrônica 📌 Avenida Presidente Antônio Carlos, 2204 Lagoinha BH; 📱 (31) 4141-0641 📱 (31) 99305-0641 Alguns dos serviços de reparo e manutenção realizados pela Oficina Mecatrônica em veículos com…
Os proprietários de veículos com motorização T-Jet (Fiat Punto, Linea e Bravo) e TSi (Volkswagen Jetta, Golf e Audi), devem ficar atentos as revisões programadas, e as pré-dativas (antes do…
🚘 Barulho no motor Honda Civic; ⚠ Veículo em neutro não apresentava barulho, mas bastava engatar qualquer marcha que o barulho aparecia; 🔧 Após análise criteriosa do mecânico responsável Gil, constatou-se que o…
A Oficina Mecatrônica é especializada em manutenção e reparo de câmbio automatizado Chevrolet Easytronic e também em câmbios automáticos. Abaixo alguns dos serviços executados pela oficina em veículos da linha…
Veículo Volskwagen Amarok chegou rebocado até a Oficina Motorautos, onde foi constatado que o motor estava todo comprometido, sendo que nas imagens é possível perceber a gravidade dos estragos pelo…
A Oficina Mecatrônica é especializada em manutenção e reparo de câmbio automatizado Fiat Dualogic. Abaixo alguns dos serviços executados pela oficina em veículos da linha Fiat equipados com o câmbio…