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Oficina Mecatrônica: O dono do veículo, um Chevrolet Agile 2013 Câmbio Automatizado Easytronic, ao chegar na Oficina alegou o seguinte problema: o carro não ligava.
Após a equipe técnica realizar um escaneamento do sistema eletrônico, foi identificado que se tratava de um problema na central e no câmbio, e que ambos deveriam ser trocados.
Além do fato de o carro não ligar, o painel também apresentava a letra “F” que causa pânico em todos os proprietários de veículos automatizados.
O orçamento fornecido anteriormente por uma outra empresa, para resolução do problema totalizou o valor de R$ 18 mil reais.
O procedimento ao chegar na Mecatrônica Oficina Especializada, após o escaneamento, é checar a bateria. O resultado do procedimento realizado, indicou que a bateria deveria ser trocada devido ao índice CCA que estava em 22, sendo que o total da bateria é 480 CCA.
Na descrição do orçamento realizado por outra empresa, haviam 10 códigos de falha, dos quais 8 ocorriam devido a falhas na bateria, que estava fraca.
A bateria foi substituída, e mesmo assim o código “F” persistiu.
O Código que persistiu é referente a pressão do sistema hidráulico do Câmbio Easytronic. A pressão é gerada pelo motor elétrico que toca a eletrobomba (motor elétrico ligado a bomba).
Antes de mais nada, é necessário verificar, se existe tensão na bomba, para que seja descartada a possibilidade de problema no chicote. A bomba foi checada, e constatado que havia tensão, mas mesmo assim, a bomba não funcionava.
O câmbio foi desmontado, e a eletrobomba retirada, trazendo a descoberta de que o motor da eletrobomba estava queimado, o que é algo incomum para um carro que possui 14.000 km rodados.
Mesmo com o carro parado, sempre ao abrir a porta, ou ao colocar a chave na ignição, a tendência é que a bomba esteja atuando. Caso haja vazamento no sistema hidráulico, será possível perceber pois a bomba terá mais vazamento.
No simples ato de abrir a porta do carro, ou colocar a chave na ignição, o sistema do carro entende que será dada a partida, e energiza a bomba para pressurizar o sistema hidráulico.
Em um breve resumo, após vários testes e diagnósticos, chegou-se a conclusão, de que todo o problema foi causado por um fusível queimado no acendedor de cigarro, gerando um curto circuito que danificou a eletrobomba e a placa do câmbio sequencial, fazendo com que o código “F” que aparecia no painel, travasse o câmbio.
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No link abaixo, é possível assistir todo o procedimento realizado pela Oficina Mecatrônica no Reparo do Câmbio Automatizado Chevrolet Easytronic: